Release Ciro Jatene
O que O Incrível Homem Das mil Vozes andou fazendo nesses 32 anos de carreira como humorista e locutor de rádio e televisão?
Ciro Jatene começou a usar profissionalmente o dom de fazer inúmeras vozes e de ser um humorista nato em 1980. Estreou no “Show de Rádio”, dirigido por Stevan Sangirardi e transmitido ao vivo pela Jovem Pan AM. O grande sucesso levou o “Show de Rádio” à televisão e ao teatro. Nesse mesmo ano, inicia sua carreira de locutor de comerciais, criando vozes para desenhos e produtos, fazendo dublagens, imitações e assinaturas.
Em 1985 trabalha no SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) nas transmissões de futebol, como comentarista e, é claro, humorista, ao lado do Dr.Osmar de Oliveira, Juca Kfouri, Jorge Kajuru e o árbitro José Roberto Wright.
Em 1987 Ciro Jatene é convidado por Adriano Stuart para ser o único locutor do humorístico “TV Pirata”, onde era dirigido por Guel Arraes e José Lavigne e criava uma média de dez vozes por programa. Permaneceu sendo o único locutor da “TV Pirata” Durante o cinco anos que esteve no ar. Em seguida, foi locutor e dublador, por 2 anos, do humorístico “Casseta e Planeta”.
Durante esse período fez outros importantes trabalhos em televisão:
-Convidado por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni e dirigido por Paulo José, foi o locutor das vinhetas comemorativas dos vinte e cinco anos da Rede Globo.
_Atuou no último capítulo da novela “O Salvador da Pátria”, interpretando o locutor que faria a voz de Juca Pirama, personagem interpretado por Luiz Gustavo.
_Na novela “Vida Nova” e na minissérie “Agosto” fez imitações de políticos e personagens famosos da época.
Em 1989 Ciro Jatene estréia no programa “No Pique da Pan”, programa apresentado por Wanderley Nogueira na Jovem Pan FM, criando o quadro “O Jeito de Ser”.
De 1991 a 1994, Ciro Jatene trabalha na Transamérica FM, onde lança o formato de fazer sátira de novela em pequenos capítulos. “O Dono Imundo”, sucesso em rádios por todo o Brasil. A partir disso, Ciro Jatene cria o “TV Cover”, que satiriza todos os programas de TV, filmes, comerciais, programas de rádio e fatos jornalísticos.
Além disso, Ciro Jatene participa da transmissão da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, como humorista, comentarista e repórter.
No final de 1994, Ciro Jatene monta seu próprio estúdio, produzindo e comercializando vinhetas e quadros de humor para rádios de todo o Brasil.
No início de 1996, é convidado por Chico Anísio para fazer parte do programa “Chico Total”, onde atua no elenco fixo do quadro “Show do Gama”, como ator e redator, além de participações em outros quadros.
A convite de Paulo Ubiratan, faz participações em duas novelas que foram ao ar no horário nobre no ano de 1996: É o locutor que anuncia que o mundo está prestes a acabar na rádio de Tabacópolis, da novela “O Fim do Mundo”; É a voz do repórter Esso dando a notícia da segunda guerra, quando Antonio Fagundes, vivendo o patriarca dos Mezenga, ligava o rádio, nos primeiros capítulos da novela “O Rei do Gado”, novela, aliás, que foi alvo de muitas sátiras e imitações do Ciro Jatene, alcançando grande sucesso na época, pela Jovem Pan FM.
Em 1997, Ciro Jatene é convidado para realizar um grande desafio, apresentar, entrevistar e ancorar um programa de futebol na Band FM, acrescentando sempre novas imitações e personagens durante as transmissões de futebol.
Em 2000, Ciro Jatene é convidado pela Rádio Transamérica para continuar a produzir programas de humor, sátiras de novelas e vinhetas, projeto que havia iniciado em 1991 na própria rádio.
Desde então, paralelamente, Ciro Jatene sempre foi muito requisitado para eventos corporativos, locuções institucionais e claro comerciais de tv e rádio, utilizando todos os estilos de locuções, criando personagens, atualizando e acrescentando novas imitações.
Seu mais recente trabalho em televisão, a convite de Bruno Mazzeo, filho do saudoso Chico Anísio, foi como locutor do programa de humor “Junto e Misturado” em 2011.
As dublagens sempre foram uma grande paixão de Ciro Jatene desde o início da carreira, utilizando sempre em vídeos institucionais e nos comerciais de tv, sendo os mais recentes, a voz do Maguila para a revista GQ e do Chacrinha e Rivelino para o lançamento do novo Fusca.
Agora é só aguardar quem serão os próximos homenageados do Ciro Jatene, “O Incrível Homem das Mil Vozes”